A arte do sparring e como usá-lo para feedback da equipe | Trello

Institucional - Nike

O feedback e a revisão são cruciais para produzir um trabalho de alta qualidade, mas o processo de coletá-lo pode ser repleto de frustrações. Revisões implacáveis. Ideias infinitas. Opiniões conflitantes.

Sparring ajuda você a coletar essas valiosas críticas construtivas de uma maneira colaborativa, organizada e eficiente. Experimente e você não acabará apenas com um feedback melhor – você acabará com projetos melhores.

O que exatamente é sparring?

Sparring é um método estruturado para coletar feedback rapidamente.

Durante uma sessão de sparring, você apresenta brevemente seu trabalho a um grupo de pessoas e explica o que você faz (e não quer) feedback sobre. Depois de apresentar seu trabalho, defina um temporizador para 10 minutos de tempo de silêncio (talvez você precise de um pouco mais de tempo se o seu projeto for realmente carnudo), durante o qual todos revisarão individualmente seu trabalho e marcarão suas próprias anotações – diretamente em seu projeto com notas adesivas e comentários ou em um documento compartilhado. Quando o temporizador funcionar, reagrupe e discuta o feedback para decidir o que vale a pena implementar.

Embora a palavra “sparring” possa inspirar visões de alguém chutando seu primeiro rascunho, essa abordagem não se trata de trocar golpes ou se envolver em debates acalorados. Na verdade, o sparring deve ser acionável, encorajador e colaborativo.

Como usar (e aproveitar ao máximo) o sparring

Como o resumo acima ilustra, o sparring em si é bastante simples. Você apresenta seu trabalho ao grupo, dá a eles um pouco de tempo para revisá-lo e deixar anotações e, em seguida, discutir. Voilà.

Esteja avisado, no entanto. A abordagem é simples, mas suas sessões de sparring podem rapidamente virar uma bola de neve sem os parâmetros e expectativas corretos. Aqui estão quatro práticas recomendadas (e exemplos) para obter o feedback mais valioso e útil.

1. Confirme que você está realmente pronto para receber feedback

Isso pode parecer que estamos incentivando você a garantir que esteja emocionalmente preparado para receber feedback – e há alguma verdade nisso. A crítica construtiva pode parecer um pouco brutal (mesmo quando você a pede), portanto, certifique-se de estar em um espaço de cabeça onde esteja preparado para aceitar sugestões sem levá-las para o lado pessoal.

Mas você também precisa pensar praticamente se está pronto para coletar feedback. Sua primeira versão está terminada o suficiente para que as pessoas tenham uma boa noção do que você está fazendo, mesmo que ainda não esteja completamente polida?

O sparring foi projetado para ser rápido, o que significa que você não terá tempo suficiente para concretizar as coisas se estiver começando com apenas uma pepita de uma ideia. Certifique-se de que você tem algo tangível e um pouco completo pronto para a sua sessão de sparring.

Esta prática recomendada de sparring em ação

SIM: Um gerente de RH apresenta um esboço detalhado para uma nova série de vídeos que acolherá e educará novos funcionários.

NÃO: Um gerente de RH monta um grupo e pergunta: “O que você acha que devemos incluir em uma série de vídeos para novos funcionários?”

2. Considere cuidadosamente seus participantes

Sua primeira inclinação pode ser reunir um grupo de pessoas que estão um pouco familiarizadas com o seu trabalho. Mas tenha em mente que seu objetivo é se beneficiar de diversas perspectivas – e isso só acontece se você convidar uma mistura de pessoas.

Faça a si mesmo estas perguntas enquanto pensa em seus participantes:

  • Quem está desempenhando um papel ativo neste projeto?
  • Quem usará ou se beneficiará do produto final deste projeto?
  • Quem já teve experiência anterior com um projeto semelhante?
  • Quem limitou a nenhuma familiaridade com este projeto e poderia trazer alguns novos insights?
  • Quem manifestou interesse neste projeto?

Anote suas respostas a essas perguntas (e muito mais, se você pensar nelas). Fazer isso ajudará você a montar intencionalmente uma variedade de perspectivas diferentes.

Esta prática recomendada de sparring em ação

SIM: Um designer gráfico sênior reúne pessoas da equipe de design, equipe de suporte ao cliente, equipe de marketing e equipe de vendas para coletar seus comentários sobre os modelos para o redesign do blog.

NÃO: Um designer gráfico sênior se reúne com a equipe de design para coletar seus comentários sobre os modelos para o redesign do blog.

3. Forneça contexto com antecedência

Sparring é tudo sobre feedback rápido. As pessoas têm apenas 10 minutos ou mais para deixar suas anotações, e isso não é tempo suficiente para ser útil se elas não tiverem conhecimento do que estão participando.

Prepare as pessoas para o sucesso, fornecendo contexto suficiente, incluindo o rascunho do projeto e quaisquer materiais de apoio, antes da reunião. Faça isso pelo menos alguns dias para que as pessoas tenham tempo suficiente para revisar.

Isso significa que eles podem construir alguma familiaridade básica e fornecer feedback mais atencioso durante sua sessão de sparring, em vez de se sentirem perdidos e apressados.

Esta prática recomendada de sparring em ação

SIM: Um diretor de marketing envia as diretrizes atualizadas da marca, os ativos visuais e os valores fundamentais da empresa para o grupo uma semana antes da sessão de sparring.

NÃO: Um diretor de marketing compartilha as diretrizes de marca atualizadas durante a sessão, sem nenhum recurso de apoio.

4. Faça solicitações de feedback específicas

Pense em perguntas como: “O que você acha sobre isso?” ou “Você tem alguma sugestão?” são boas o suficiente para obter o feedback útil que você deseja? Pense de novo.

Para colocar as mãos em insights úteis que ajudam a impulsionar seu projeto, você precisa ser explícito sobre o que está procurando feedback no momento, bem como sobre o que não deseja nenhum feedback.

Pode parecer um pouco desconfortável declarar suas necessidades tão claramente, mas é crucial para definir alguns limites e obter os insights mais focados.

Esta prática recomendada de sparring em ação

SIM: Um gerente de suporte ao cliente pergunta ao grupo: “Que feedback você tem sobre as categorias para essa nova base de conhecimento? Não estamos procurando nenhum feedback de design neste momento do projeto.”

NÃO: Um gerente de suporte ao cliente pergunta ao grupo: “Que feedback você tem sobre essa nova base de conhecimento?”

Quais são os benefícios do sparring?

As chances são de que quaisquer tentativas anteriores de reunir insights e perspectivas tenham encontrado pelo menos alguns petiscos e sugestões valiosas que você poderia usar.

Então, por que se preocupar em usar essa abordagem estruturada? O sparring oferece várias vantagens em relação a outras abordagens mais frouxas para coletar feedback.

Receba feedback direcionado e útil

De: “Isso não está acertando o alvo…” para “Eu não amo isso…” você provavelmente já recebeu algum feedback vago (e, como resultado, completamente inútil) antes.

Uma das melhores partes do sparring é que ele força você e todos os outros a se concentrarem exatamente no que você precisa de feedback.

Você não será sobrecarregado com uma avalanche de informações sobre qualquer coisa e tudo o que você precisa classificar mais tarde. Sparring ajuda você a reunir diferentes perspectivas e ideias sobre apenas as partes do seu projeto que você precisa de novos olhos.

Evite ciclos de feedback intermináveis

Embora você possa repetir sessões de sparring (e isso pode ser útil para refinar ainda mais seu trabalho), essa abordagem estruturada ajuda você a evitar ficar preso em um ciclo interminável de feedback e revisões.

É uma reunião curta, que inerentemente envia a mensagem de que este não é um processo de feedback aberto e indefinido. As pessoas precisam compartilhar suas sugestões durante essa breve conversa se quiserem que elas sejam consideradas.

Além disso, como você está falando por meio de feedback em um ambiente de grupo, todos podem ver as ideias de outras pessoas. Isso pode desencadear algumas discussões animadas, mas evita que você tenha que se livrar mais tarde de comentários e sugestões que se contradizem diretamente.

Dê voz a todos

Você pode pensar que suas sessões de brainstorming ou feedback existentes são bem-vindas a todos, mas ainda há uma forte chance de que haja alguns membros da equipe – particularmente seus colegas mais introvertidos – que não se sintam à vontade para entrar e afirmar suas ideias durante uma conversa animada em grupo.

Sparring requer que você convide uma variedade de pessoas e, em seguida, dê-lhes 10 minutos de tempo de silêncio para anotar suas anotações, comentários e feedback, sem todas as idas e vindas em tempo real. É um formato acessível que dá a todos a chance de expressar sua opinião, mesmo que não se sintam à vontade para falar. Você se beneficia de diversas perspectivas e novas ideias.

Além disso, esse método de feedback escrito mais focado pode realmente ajudar todos (introvertidos ou não) a explorar sua criatividade. É chamado de brainwriting, e a pesquisa mostra que ele ajuda as equipes não apenas a ter mais ideias, mas também melhores.

Leve suas sessões de feedback (e seus projetos) para o próximo nível

Sua primeira versão de algo quase nunca será a última. Um primeiro rascunho é apenas o começo – são as rodadas subsequentes de revisões e sugestões que fazem seu trabalho brilhar.

O processo de revisão não precisa ser repleto de frustrações e gargalos. O sparring permite que você obtenha o feedback honesto e útil de que precisa, da forma mais eficiente possível.

Trello Blog