Aprenda a estudar usando… Prática de recuperação
O objetivo do post de hoje é dar aos alunos um recurso para ajudá-los a cuidar de sua própria aprendizagem. Vamos fazer uma série desses nas próximas semanas; o post de hoje é sobre prática de recuperação – um método útil para estudar qualquer material que você gostaria de lembrar no futuro.
O que é prática de recuperação?
A prática de recuperação envolve recriar algo que você aprendeu no passado a partir de sua memória, e pensar sobre isso agora. Em outras palavras, um tempo depois de aprender algo lendo-o em um livro ou ouvindo-o em uma aula ou de um professor, você precisa trazê-lo à mente (ou “recuperá-lo”). A palavra depois é realmente importante; você precisa esquecer a informação pelo menos um pouco para que a recuperação seja eficaz! Você não quer apenas recitar imediatamente o que você vê no livro ou o que o professor lhe disse, mas sim você quer trazer a informação à mente por conta própria, uma vez que começa a ficar um pouco mais difícil lembrar o que você estudou.
O que acontece quando você pratica recuperação?
Esse processo de recuperação torna as informações mais recuperáveis mais tarde; em comparação com simplesmente estudar olhando suas notas, se você praticar a recuperação, é mais provável que você se lembre das informações mais tarde, e também mais propensos a poder usar e aplicar as informações em novas situações.
Como você deve praticar a recuperação?
Então, como você deve praticar a recuperação? Existem muitas maneiras diferentes de implementar o processo geral, e você pode já estar fazendo isso.
- Se o seu professor fornece testes práticos, ou há questões práticas em seu livro didático, certifique-se de fazê-los – mas sem olhar para o seu livro ou notas!
- Se você não tiver perguntas práticas (ou já respondeu a todas as suas perguntas práticas algumas vezes), você pode fazer suas próprias perguntas. Esse processo leva muito tempo, mas se você criar um grupo de estudo, cada um pode criar algumas perguntas e negociar. Aqui está um post no blog que leva você através do processo de criação de perguntas a partir de um livro didático e de recuperação prática: Seja seu próprio professor: como estudar um livro didático.
- Você também pode criar flashcards, mas certifique-se de realmente usá-los para praticar a recuperação (lembre-se do que você acha que está do outro lado!) em vez de espiar. Existem também muitos aplicativos para isso se você preferir usar a tecnologia. Certifique-se de praticar a recuperação mais do que apenas as definições de conceito simples que você escreve em seus flashcards, no entanto – tente vincular conceitos ou tentar lembrar como dois conceitos são semelhantes/diferentes. Aqui está um ótimo post no blog sobre técnicas mais avançadas de flashcard: Seja seu próprio professor: como estudar com flashcards.
- Ainda mais simples do que praticar perguntas e flashcards, você pode apenas pegar um pedaço de papel e escrever tudo o que você sabe sobre um tópico. Tudo que você precisa é de caneta e papel – então sem desculpas!!
- Se você gosta de esboçar, você pode tentar desenhar tudo o que você sabe sobre um tópico da memória! Não precisa ser bonito – só precisa fazer sentido para você. Aqui está um guia passo-a-passo de como usar fotos para ajudá-lo a lembrar: Seja seu próprio professor: como estudar com imagens.
- Ao desenhar, você também pode tentar organizar suas ideias em um mapa conceitual, como o abaixo que resume como a prática de recuperação funciona. Em um mapa conceitual, você pega as principais ideias e as une com frases que explicam a relação entre os conceitos. Mas, sempre tente fazer o mapa conceitual a partir da memória primeiro!
O que você deve fazer depois de praticar a recuperação?
Depois de praticar a recuperação, é melhor, então, verificar seu livro e notas da classe para ter certeza de que você recuperou corretamente e completamente as informações. Este processo corrige quaisquer mal-entendidos, e lhe dá feedback sobre o que você sabe e o que você não sabe. Então, um pouco mais tarde, pratique recuperar a mesma informação novamente, e assista ficar mais fácil!
Uma nota importante: Praticar a recuperação pode ser HARD! Não desista! Se você está lutando, revise suas anotações e seu livro, e continue tentando recuperar as informações por conta própria. Trabalhe até ser capaz de anotar todas as informações importantes. Vai valer a pena a longo prazo!
Trecho adaptado e traduzido do original em inglês no site Learning Scientists
3 Comentários