Ambiente de estudos para concursos: como organizar o seu?

Institucional - Nike

Onde você estuda? Além de bons materiais, um cronograma organizado e determinação para se manter focado nas metas, um fator muito importante na preparação para concursos públicos que costuma ser deixado de lado é o ambiente de estudos. 

Esse espaço, afinal de contas, será o seu “campo de batalha” todos os dias, na luta para avançar no conteúdo e garantir a aprovação no cargo dos sonhos. Por isso, é preciso que seja bem pensado para ajudar os seus objetivos.

É claro que os estudos para concurso nem sempre precisam acontecer em casa: com a falta de tempo ou de espaço, muita gente acaba tendo de recorrer a espaços públicos que estão um pouco menos dentro do controle. Ainda assim, será que dá para criar um ambiente de estudos mais harmônico? A resposta é sim!

Ao longo do conteúdo apresentaremos as principais dicas práticas de como montar um bom ambiente de estudos, mesmo que você não estude em casa. Confira!

Quais são os principais elementos que influenciam o ambiente de estudos para concurso?

Temperatura, nível de barulho do ambiente, iluminação, cadeira e até mesmo a decoração são elementos que podem influenciar em um bom ambiente de estudos para concurso. Abaixo detalhamos cada um deles. Confira!

Como o nível de barulho do ambiente influencia em um bom ambiente de estudos e como lidar com ele?

Se você apostou em um ambiente calmo e silencioso, acertou! Essas são, sem dúvidas, duas características muito importante em um ambiente de estudos e a razão para isso é bem simples: nosso cérebro sempre está atento aos barulhos e estímulos do ambiente, mesmo que você esteja tentando (e conseguindo!) se concentrar.

Isso quer dizer que mesmo que você acredite conseguir “isolar o barulho”, o cansaço mental de uma sessão de preparação em um ambiente de estudos barulhento muito provavelmente será mais cansativa do que aquela realizada em um espaço mais calmo.

Como a decoração influencia em um bom ambiente de estudos?

Ainda falando de estímulos, outro ponto importante em um bom ambiente de estudos é a limpeza visual do seu espaço de preparação; ou seja: com o mínimo de elementos que puxem a sua atenção ao mesmo tempo.

Quer um exemplo? É claro que uma parede repleta de post its sobre pontos importantes da matéria, objetivos e fases motivadoras é interessante de se ter, mas de preferência em um espaço separado. Assim, você evita ocasiões onde “parou de prestar atenção e nem percebeu”. Ocorrências assim são facilitadas por estímulos especialmente quando estamos ficando cansados.

Como a temperatura influencia em um bom ambiente de estudos?

Fazer qualquer coisa sentindo desconforto térmico é desafiador. Por isso, antes de sentar para estudar, prepare o local onde você realizará a atividade. Se estiver muito quente, busque sentar mais próximo de uma janela, troque de roupas ou até mesmo traga um ventilador para o quarto, caso possível. Analogamente, pode ser uma boa ideia pegar os livros e ir estudar ao livre caso ou em uma biblioteca pública caso o dia esteja particularmente quente e você não esteja conseguindo se concentrar em casa.

Nesses dias evite também tomar café e outras bebidas quentes: isso aumentará a sua temperatura corporal e tornará a sensação de desconforto térmico ainda maior. Outras bebidas como o chá verde e o chá mate, por exemplo, podem ser consumidas frias e também possuem bons níveis de cafeína para mantê-lo ligado nas rotinas.

Analogamente, em um dia frio, lembre-se de levar agasalhos caso for estudar fora de casa, aposte nas bebidas quentes e evite estudar com a janela aberta.

Não existe uma temperatura definida para um bom ambiente de estudos, mas o consenso geral é que seja alguma que seja confortável para que você possa realizar suas atividades sem pensar nesse fator.

Como a iluminação influencia em um bom ambiente de estudos?

A iluminação é um importante elemento a se pensar no seu ambiente de estudos. Afinal, é por meio da luz que o nosso relógio biológico se guia essencialmente todos os dias, sabia disso? E, apesar dessa tarefa ser exercida essencialmente pela luz solar, a luz ambiente e a emitida por aparelhos eletrônicos também influencia nessa equação!

Por isso, o seu ambiente de estudos precisa ser bem iluminado. A luz branca ou fria (aquela geralmente emitida por lâmpadas artificiais), aumenta os níveis de concentração e pode ser utilizada ao seu favor em abajures ou luminárias, por exemplo.

Quando falamos de aparelhos eletrônicos nos estudos, contudo, apostar em filtros de luz azul pode ajudar a diminuir o cansaço mental. Afinal, esse tipo de luz também aumenta o seu estado de alerta, mas também é capaz de cansar você bem mais rapidamente, aumentando as chances de trazer dores de cabeça, olhos lacrimejando e outros sintomas chatos que possam interferir nos seus estudos.

A maior parte dos dispositivos eletrônicos já possui naturalmente a opção de filtro de luz azul previamente instalada. Basta procurar pela chamada “luz noturna” nas configurações de tela e adequar às suas preferências.

Como a sua cadeira influencia em um bom ambiente de estudos?

Ainda que algumas pessoas prefiram estudar deitadas, a posição mais recomendada para realizar essa atividade é sentado. Assim, você consegue manipular seus materiais com mais facilidade e não confundir os momentos de estudo e descanso.

Para estudar sentado, contudo, é preciso que você possa contar com uma cadeira confortável, que possua encosto, apoios para os braços e permita que você permaneça confortavelmente na mesma posição por muito tempo. Veja abaixo qual é a posição mais recomendada:

Estudo e ambiente de estudos para concurso: como sentar corretamente?

Ao garantir uma cadeira adequada para os estudos, você não só é capaz de aumentar os seus níveis de concentração, como também evitará dores nas costas.

Como organizar o ambiente de estudos ideal para você?

Ao longo do tópico anterior, você já conferiu algumas dicas de adequar o seu ambiente de estudos para concurso. Abaixo, você confere um resumo das principais dicas de como aumentar o potencial do seu espaço de preparação, mesmo que não estude em casa!

Como organizar o ambiente de estudos dentro de casa?

Procure o ambiente mais calmo e silencioso da sua casa. Se possível, um local onde você possa ficar sozinho.
Caso não tenha um espaço privado e silencioso, considere investir em fones de isolamento de som ou até mesmo estudar com música.
Busque um local bem iluminado e onde você possa contar com uma mesa e cadeira. Caso seu assento não seja tão confortável, colocar almofadas para sustentar as costas (entre você e o espaldar) pode ajudar.
Deixe na mesa apenas um material por vez. Organize seus post its e decorações em um local que não fique sempre visível durante a sessão de estudos.
Se não utilizar o celular para estudar, silencie as notificações e guarde-o em uma gaveta ou outro lugar fora de vista.
Sempre que possível, estude perto de uma janela. Assim, você pode abrir ou fechá-la para auxiliar no controle de temperatura.

Como organizar o ambiente de estudos fora de casa?

Organize sua mesa da mesma forma que faria em casa, deixando apenas os materiais essenciais à vista.
Utilize fones de ouvido (com ou sem música) para isolar o som.
Busque locais com menor concentração de pessoas (desde que sejam seguros).
Leve, sempre que possível, um agasalho, água e comida.
Prefira estudar em ambientes com mesas e cadeiras, como bibliotecas públicas, por exemplo.

Blog Gran Cursos Online