Ícone do site Fluxo de Estudo

4 técnicas de memorização para o Enem

Memorizar informações é uma habilidade que todos nós devemos ter. Isso nos ajuda na escola, em nossas carreiras e na vida. Mas nem sempre é fácil memorizar as coisas. Felizmente, existem muitas técnicas que você pode usar para ajudá-lo a memorizar de forma mais rápida e eficaz.

Chunking

Chunking é um processo em que você quebra pedaços maiores de informação em pedaços menores. Dessa forma, será mais fácil para o seu cérebro armazenar as informações, porque os pedaços são mais fáceis de lembrar do que um grande pedaço de informação.

Peg

Esta técnica usa imagens e palavras para representar números, o que ajuda você a lembrá-los mais facilmente. Por exemplo, o número 5 pode ser representado por uma imagem de uma estrela de cinco pontas ou um trevo de cinco folhas. Você pode usar qualquer sugestão visual, desde que não seja muito complicado ou difícil de criar em sua mente.

Link Method

Esta técnica emprega o uso de rimas e links entre palavras para lembrar melhor e mais informações

Uma outra técnica é pegar um pedaço de informação, dividi-lo em suas partes componentes e então inventar uma história que o ajude a lembrar das partes.

Flashcards

Existem muitas técnicas diferentes para estudar para o ENEM, mas algumas são mais eficazes que outras. Um estudo da National Association of College Admissions Counseling descobriu que os alunos que estudam com flashcards apresentam melhores resultados do que aqueles que não estudam. Flashcards podem ser usados para cobrir questões e conceitos práticos, e é fácil levá-los com você e revisá-los.

Na maioria das vezes, a quantidade de esforço que você coloca para memorizar algo determina o quão bem você vai se lembrar disso. Quanto mais esforço você fizer, maior a probabilidade de se lembrar dele por um longo período de tempo.

Sair da versão mobile