Ícone do site Fluxo de Estudo

3 meses para o Enem: as atualidades do ano que podem cair na prova

Estamos oficialmente a três meses do Enem 2023. Em apenas 90 dias, estudantes de todo o país irão participar do primeiro dia de provas do exame, marcado para o dia 5 de novembro. Na contagem regressiva, o GUIA DO ESTUDANTE trouxe um resumo que vai ajudar o estudante que ficou devendo nas atualidades do primeiro semestre. Separamos os assuntos que aconteceram durante os primeiros seis meses do ano e que mais têm chances de aparecerem na prova.

Em cada descrição, linkamos uma matéria na qual aprofundamos uma discussão acerca do assunto. Como já explicamos aqui e aqui, os primeiros seis meses são os mais importantes do ano em relação a seleção de acontecimentos que podem dar as caras nos vestibulares. Isto porque é justamente por volta de julho e agosto que a confecção das provas é finalizada.

A dica da redação é ler as descrições, se aprofundar nas matérias linkadas e, caso o assunto ainda pareça confuso, buscar informações complementares sobre o tema em veículos de notícias, como o da revista VEJA.

Janeiro

Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez: o primeiro dia do ano foi marcado pela posse do 39º presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva. Depois de uma eleição polarizada, o presidente chegou ao seu terceiro mandato com promessas de diversidade, crescimento econômico e a volta de antigos programas sociais. Logo no segundo dia de governo, Lula iniciou uma série de revogações ou edições de leis e decretos que haviam sido criados no último governo. O decreto que segregava estudantes com deficiência nas escolas foi um dos revogados.

Bolsonaristas invadem e vandalizam sedes dos Três Poderes, em Brasília: uma semana após a posse do presidente Lula, grupos anti-democráticos defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes dos três poderes em Brasília (DF). A invasão durou horas e demorou a ser contida pela polícia. Durante a invasão, obras de arte foram depredadas, entre elas o quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcantti. A obra do pintor modernista é considerada um símbolo da miscigenação brasileira.

Ministério da Saúde declara emergência em terra Yanomami: após uma missão no território Yanomami, no Amazonas, o Ministério da Saúde declarou estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. O motivo foram as condições em que os indígenas da etnia foram encontrados por profissionais da saúde, com sinais graves de desnutrição, malária e infecção respiratória. A desassistência por parte de órgãos federais teria sido a principal causa da crise sanitária. A gravidade da situação reacendeu o debate sobre a importância da Funai.

Fevereiro

Fortes chuvas castigam São Gonçalo, no Rio: na madrugada do dia 13 para 14 de fevereiro, fortes chuvas causaram uma série de inundações e deslizamentos na cidade de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Em 24 horas, choveu o esperado para o mês inteiro de fevereiro. As chuvas, típicas do verão mas agravadas pelas mudanças climáticas, deixaram um rastro de destruição pelo município, com centenas de famílias desabrigadas, desaparecidos e vítimas fatais. Aqui explicamos como as consequências da crise climática no Brasil podem cair nas provas de final de ano.

Eleições no Senado Federal e na Câmara dos Deputados: Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado Federal, enquanto Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados. Neste texto, explicamos o que fazem os presidentes da Câmara e do Senado.

Março

Aluno mata professora e deixa quatro feridos, em São Paulo: um jovem de 13 anos matou uma professora e deixou quatro feridos na Escola Estadual Thomazia Montoro, no bairro da Vila Sônia, zona oeste de São Paulo (SP). A professora Elizabeth Tenreiro, de 71 anos, chegou a ser socorrida mas morreu no hospital. Em maio, a estação Vila Sônia do metrô foi rebatizada como Vila Sônia-Professora Elizabeth Tenreiro, em homenagem à docente. O crime chocou o país e ilustrou mais uma vez porque o Brasil aparece no ranking de ambientes escolares mais violentos do mundo.

Dilma é eleita presidente do banco do BRICS: Dilma Rousseff foi eleita a presidente do New Development Bank, o banco que atende aos países do BRICS. A eleição da ex-presidente da República para o cargo colocou o BRICS novamente em destaque. O grupo formado é por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e representa a união dos mais importantes países emergentes do mundo, em um importante posicionamento frente ao Norte Global.

Relatório da ONU sobre o clima traz alertas: publicado em março, um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) compilou seis grandes estudos sobre o clima e apresentou dados que expõem os danos que vêm sendo causados pelas mudanças climáticas. Entre as conclusões pontuadas pelo relatório estão: a temperatura global aumentou mais rapidamente desde 1970 do que em qualquer outro período de 50 anos durante os últimos 2.000 anos; as concentrações de gás carbônico na atmosfera são as mais altas em 2 milhões de anos; os atuais níveis de financiamento para o clima são “altamente inadequados”.

Mulher é vitima de etarismo em curso universitário: uma mulher de 40 anos foi ridicularizada por um grupo de colegas em um curso universitário em Bauru, interior de São Paulo. O motivo? Sua idade. Em um vídeo publicado nas redes sociais, as estudantes debocham “como que ‘desmatricula’ um colega de sala?” e completam “ela tem 40 anos já, era para estar aposentada”. A gravação movimentou as redes e trouxe um debate acerca do etarismo. Também conhecido como ageismo ou velhofobia, ele funciona de forma parecida com outros preconceitos, mas usa de base para a discriminação a idade do indivíduo.

Abril

Febre do ChatGPT: os robôs chegaram para ficar. Desde o início do ano, a onda das inteligências artificiais tem dominado a internet. De trabalhos prontos à geração de fotos, as IAs passaram a fazer parte do cotidiano da web. Sem dúvidas, a mais famosa delas ainda é o ChatGPT. Odiado por uns e amado por outros, o robô é o serviço mais popular e acessível para os usuários. A sua eficácia, no entanto, passou a ser questionada, com registro de informações incorretas ou incompletas. Aqui no GUIA, fizemos uma série de testes com a IA: pedimos que ela corrigisse uma redação do Enem avaliada como 1000 pelo Inep e comparamos sua correção com a de um professor humano.

Telegram é bloqueado pela Justiça Federal em meio ao debate sobre regulação das redes: o aplicativo de mensagens Telegram foi suspenso mais uma vez em solo nacional. O motivo da vez foi o descumprimento de uma ordem judicial: o app não entregou à Polícia Federal os dados solicitados para investigar a ação de neonazistas no aplicativo. A presença de grupos extremistas não é novidade no Telegram – assim como em outras redes sociais. O ataque de 8 de janeiro e a onda de violência nas escolas contribuíram para o debate em torno da necessidade de regulação das redes. Neste texto, explicamos o que seria essa regulação e como ela já funciona em outros países.

Maio

Rei Charles III é coroado no Reino Unido: após a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022, Charles III foi coroado rei do Reino Unido no dia 6 de maio, na Abadia de Westminster. Sua esposa, Camilla, foi coroada rainha. Conheça mais sobre a história dos Windsor – uma das família reais mais longevas e polêmicas da contemporaneidade.

Jogador Vini Jr. é vítima de racismo em partida na Europa: durante um jogo na Espanha, torcedores do time rival gritaram em coro “Vinicius eres un mono” – “Vinicius é um macaco”, em português. O alvo da ofensa foi o brasileiro Vinicius Junior, um dos maiores jogadores de futebol do mundo, que hoje veste a camisa do Real Madrid. O caso gerou comoção, especialmente no Brasil, onde fãs, artistas e políticos cobraram um posicionamento da La Liga, a primeira divisão da liga espanhola de futebol. Casos como o do jogador configuram o que é conhecido como “racismo recreativo”, em que a pessoa negra é hostilizada, ridicularizada ou hipersexualizada em cenários de entretenimento, como em uma piada ou um jogo.

Reunião entre presidentes da América Latina marca o retorno da Unasul: no fim do mês, no dia 30 de maio, os onze presidentes da América Latina se reuniram no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), a convite do presidente Lula. Juntos, debateram o retorno do bloco econômico Unasul, criado em 2008. Atualmente com apenas sete membros, a possível retomada do bloco representaria a reintegração de todas as nações do subcontinente americano. Em 2019, durante o governo Bolsonaro, o próprio Brasil chegou a sair do grupo. Saiba aqui o que é a Unasul e quais são os seus principais objetivos.

Junho

Governo anuncia política de redução de preço para carros populares: com o objetivo de aquecer a indústria automotiva, o governo federal iniciou no meio de junho um programa temporário de redução nos preços de ônibus, caminhões e carros populares. A ação foi conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e pelo Ministério da Fazenda. A verba destinada, R$ 1,5 bilhão, se esgotou já no começo de julho – encerrando o programa. A iniciativa foi bem vista pela indústria e do ponto de vista econômico, mas preocupou os especialistas do meio ambiente. Será que precisamos de mais carros nas ruas?

Dados do Censo 2022 são divulgados pelo IBGE: o Brasil tem oficialmente 203.602.512 habitantes – menos do que anunciavam as projeções. É o que diz o Censo 2022, divulgado no fim de junho. Depois de um atraso causado, principalmente, pela pandemia da covid-19, um novo recenseamento finalmente aconteceu. Durante agosto de 2022 e maio de 2023, funcionários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) bateram de porta em porta em todo o país para aplicar um questionário com o objetivo de entender melhor o Brasil atual. O último censo havia sido realizado em 2010, treze anos atrás. Confira 5 fatos sobre o Brasil que o novo Censo mostrou e entenda por que a população cresceu menos do que o esperado.

Submarino implode em expedição que visitava destroços do Titanic: batizado de Titan, um submarino da empresa OceanGate implodiu com cinco passageiros durante uma expedição que visitava os destroços do Titanic, navio que naufragou em 1915. A empreitada que terminou em tragédia foi vista por muitos como uma insanidade, tanto pela estrutura precária do submersível quanto pelo preço pago pelos super ricos que embarcaram nele: até R$ 1,2 milhão. Neste texto, o GUIA reflete sobre o que seria possível fazer com a fortuna de bilionários.

Projeto do marco temporal das terras indígenas chega ao Senado: o polêmica projeto do Marco Temporal chegou no Senado no início do mês de junho. A tese, criada pelo ex-deputado Homero Pereira, defende que a demarcação de terras indígenas seja restrita àquelas que já eram tradicionalmente ocupadas por comunidades indígenas no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal. Como explica o professor Tim, em seu blog no GUIA DO ESTUDANTE, o PL determina que para que as terras possam ser demarcadas como indígenas, os povos originários do Brasil devem fornecer provas objetivas de que utilizavam essas áreas para suas atividades produtivas, ambientais, físicas e culturais na data mencionada. Caso não haja a comprovação, os indígenas poderão ser removidos e as terras poderão ser destinadas à agropecuária, ao extrativismo e outros empreendimentos econômicos.

Guia do Estudante

Sair da versão mobile