Retomar os estudos nem sempre é uma atividade simples. Isso ocorre com quem não conseguiu terminar o ensino básico e quer voltar através do EJA, por exemplo.
O retorno pode ser algo difícil para quem já terminou o ensino médio, mas está há anos sem pegar em um material didático para estudar, seja para fazer uma graduação ou curso técnico.
Para os concurseiros a volta também pode ser traumática. Afinal, parar de estudar por muitos anos pode representar uma trava enorme para se adaptar novamente à rotina de aprendizagem.
Sendo assim, selecionamos algumas dicas que podem ajudar quem deseja retomar os estudos. Acompanhe!
Apenas comece
Nunca pensa que é tarde para retomar os estudos e de modo geral, não há época certa. No entanto, é preciso pensar em algumas coisas, como por exemplo:
Estudar está dentro de seu orçamento?
Você tem tempo na agenda?
É um sonho?
Vai fazer você alcançar metas?
Então simplesmente comece a estudar, não espere mais tempo. Isso vale para quem teve que parar de estudar há anos e deseja concluir o ensino fundamental ou médio.
Também podem surgir diversas dúvidas, quando se deseja voltar à escola. No entanto, esse é um objetivo maior e não dá para ficar pensando muito. Por isso, faça já sua inscrição no supletivo ou EJA!
O mesmo vale para quem está pensando em entrar ou não em um curso superior. Hoje em dia, existem várias possibilidades que facilitam o ingresso na graduação, via Enem, Prouni ou Sisu, por exemplo.
Para quem está pensando em prestar concursos, uma boa dica é descansar uma semana após prestar o certame e depois retome os estudos. Não pense muito, apenas inicie.
Organize-se dentro de seus limites
Autoconhecimento faz com que você trace seus planos respeitando o que pode oferecer. Apesar da dica que demos anteriormente faz-se entender que é simples retomar os estudos, não se engane.
Você precisa começar sim, entrar de cabeça, pois estudar te levará a uma grande meta. No entanto, é preciso conhecer seus limites. Diversas vezes, a rotina nos deixa “exausto” e por isso ter organização é fundamental para conseguir seguir o cronograma de estudos.
Não se cobre por não seguir padrões
A sociedade que conhecemos costuma ditar padrões para vivermos. Um bom exemplo está em dizer que as pessoas ‘precisam’ fazer uma graduação.
Além disso, é preciso cursar aos 18 anos, pois, será tarde demais, caso contrário. Este é um erro que muitas pessoas cometem e depois se arrependem amargamente.
A primeira coisa que você precisa entender é que não existe tempo certo para entrar em um curso superior.
Em segundo, não é obrigatório se formar em uma universidade para ser feliz profissional e academicamente.
Esse é apenas um exemplo. Porém, qualquer escolha precisa ser feita por você, respeitando os seus limites e a sua história de vida. Não há idade para retomar os estudos, para iniciar uma faculdade ou terminar o ensino médio por exemplo.
Também não tem problema nenhum em sair de uma carreira e ir para outra, ou até mesmo largar o emprego para estudar para concursos.
Além disso, é importante cursar uma faculdade daquilo que você realmente gosta e não somente por ser uma profissão bem remunerada. Pense muito bem nisso, pois é um dos maiores entraves de quem deseja voltar aos estudos.